Os impactos do consumo consciente na saúde

fev 23, 2021

0
Os impactos do consumo consciente na saúde

Os impactos do consumo consciente na saúde

Existem formas de consumir uma alimentação e um estilo de vida que gerem benefícios tanto ao planeta quanto à qualidade da sua saúde. Como o consumo consciente pode ajudar a proporcionar uma vida mais tranquila?

COMECE COM BOAS ESCOLHAS

Quando falamos de consumo consciente, não é preciso abrir mão de todos os pequenos prazeres. Entretanto, vale a pena refletir sobre as coisas antes de comprar, já que nem sempre uma nova aquisição trará felicidade.

Leia também Novos hábitos para manter a saúde

 Será que ir de carro até a padaria e depois andar poucos quilômetros na esteira da academia realmente é a melhor opção? O gasto de combustível prejudica o ar, além de acelerar o desgaste do automóvel.

Outro exemplo é o uso do elevador. Se você mora em andares mais baixos, que tal trocar o percurso de subida e descida pela escada de vez em quando? Essa prática melhora o condicionamento físico e diminui a conta de energia do condomínio.

DESCASQUE MAIS E DESEMBALE MENOS

Já parou para pensar que um suco vendido em embalagens plásticas custa muito mais para seu bolso e para o planeta? Já ao optarmos pelas frutas frescas, economizamos no orçamento e a saúde agradece, por diminuir os alimentos processados e aumentar as opções in natura.

Fazer boas escolhas na hora das compras é uma forma de cuidar mais da sua saúde. Imagem: iStockPhoto

Fazer boas escolhas na hora das compras é uma forma de cuidar mais da sua saúde. Imagem: iStockPhoto

Para quem é vegetariano, talvez seja mais fácil incluir essa outra prática na cozinha. Consumir carne em excesso pode trazer prejuízos à saúde e também ao mundo. O alto preço da criação de animais para abate aumenta também a demanda por esse produto, portanto, na hora de escolher um tipo de carne, faça escolhas mais conscientes para colocar na mesa.

Leia também Mito ou verdade: 10 fatos sobre a sua saúde que você não sabia

ELETRÔNICOS DESCARTÁVEIS E TROCAS DESNECESSÁRIAS

Você, com certeza, deve conhecer alguém que troca de aparelho celular todos os anos. Mas é importante lembrar que esse tipo de produto gera uma enorme quantidade de lixo eletrônico e o consumidor ainda gasta uma boa quantia. Se o celular não é seu instrumento de trabalho, talvez seja bom rever suas prioridades.

SUAS ROUPAS SÃO VALIOSAS

Comprar por impulso não faz bem para a carteira nem para a saúde mental. Dê uma olhada no seu guarda-roupa e veja quantas peças raramente saem de lá. Quando não usamos uma peça há mais de um ano, é hora de doar para quem precisa. O consumo consciente também significa melhorar nossas escolhas para manter a saúde do organismo e da mente.

Aproveite para escolher sua saúde em primeiro lugar com as nossas ofertas.

Clique aqui e veja os produtos

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) | Ministério da Saúde | Folha de S. Paulo