Problemas de visão podem atrapalhar o desempenho escolar

jul 6, 2021

0
Problemas de visão podem atrapalhar o desempenho escolar

Problemas de visão podem atrapalhar o desempenho escolar

Desatenção e agitação na sala de aula é algo muito comum, principalmente entre os adolescente e pode ser um empecilho para o rendimento escolar. Mas e quando essas questões fazem parte de problemas maiores? Um dos problemas muito apresentados para o desinteresse em sala de aula podem ser os problemas de visão.

INDISCIPLINA PODE TER OUTROS FATORES

Quando os jovens estão com problemas de visão, tendem a apresentar dificuldades de aprendizado e até mesmo de socialização. Não enxergar a lousa gera desinteresse na hora de fazer as lições e absorver o conteúdo.

Leia também Inverno em casa: como cuidar da saúde

Se os seus filhos estão participando de aulas online então, essa dificuldade pode aumentar, já que as crianças e adolescentes passam muitas horas no computador por dia. Por isso, ir ao oftalmologista no início do período letivo ou durante as férias pode ser uma boa alternativa para começar a cuidar melhor dos olhos.

Mesmo estando atentos à rotina dos filhos, nem todo problema de visão é facilmente percebido pelos pais. Como saber se os jovens estão tendo dificuldades de enxergar? Comece a prestar atenção a alguns detalhes.

OLHOS MUITO PRÓXIMOS DAS TELAS

Seja na televisão, no tablet ou videogame, quando os jovens aproximam muito o rosto das telas, pode ser um sinal de alerta. E não se engane! Quem já usa óculos também pode apresentar outros problemas de visão.

 Leia também O uso excessivo dos eletrônicos prejudica a visão?

ESPREMER OS OLHOS PARA LER A LOUSA OU O CADERNO

O ideal é que até os 12 anos de idade toda criança faça exame anual no oftalmologista, para que possíveis problemas de visão não prejudiquem a rotina escolar. Quando ficam apertando os olhos para conseguir ler livros e as aulas, é preciso estar atento.

PROBLEMAS DE DALTONISMO E DIFICULDADE DE PERCEPÇÃO

Embora não seja um problema de visão relacionado à aprendizagem diretamente, o daltonismo é um quadro comum entre as crianças e também pode contribuir para causar problemas de aprendizado.

Seu filho tem dificuldade na percepção de cores e nas atividades em sala de aula? Saiba que há testes para diagnosticar o daltonismo feitos nas clínicas oftalmológicas antes de chegar na idade escolar.

Leia também Seu filho voltou para a escola? Garanta uma alimentação saudável

COMO PERCEBER QUE ALGO NÃO VAI BEM

Quando as crianças começam a ter dores de cabeça, visão turva e olhos que parecem se mover independentemente um do outro, podem ser sintomas. Normalmente, nesses momentos, as crianças tendem a evitar trabalhos escolares que exijam leitura e concentração por muito tempo.  

PROBLEMAS COMUNS ENTRE OS JOVENS

A miopia (dificuldade para ver de longe), hipermetropia (dificuldade para ver de perto), astigmatismo (dificuldade na visão longe e perto), estrabismo e insuficiência de convergência (dificuldade dos dois olhos em trabalhar coordenadamente) são os problemas mais apontados entre os jovens.

Todos eles podem ser facilmente diagnosticados e tratados com o uso de óculos e exames adequados. Portanto, se seus filhos foram diagnosticados com algum problema e precisam de ajuda para manter os olhos saudáveis tanto na escola como na hora da diversão, mantenha o empenho nas visitas ao médico e não perca o foco dos tratamentos.

Aproveite para manter a saúde da sua família com novas ofertas todos os meses!

Clique aqui e veja os produtos

Fonte: Ministério da Saúde | Tudo sobre a Visão | Blog da Saúde