Circulação sanguínea no inverno: e as doenças vasculares?

jul 22, 2021

0
Circulação sanguínea no inverno: e as doenças vasculares?

Circulação sanguínea no inverno: e as doenças vasculares?

Será que os dias frios, além de mudarem bastante nossa rotina, também podem ser responsáveis por agravar os problemas relacionados à circulação sanguínea? Manter o corpo saudável durante o inverno pode ser difícil, mas essencial para o bom funcionamento do organismo.

CIRCULAÇÃO NO INVERNO

Com temperaturas mais baixas, ocorre também a vasoconstrição, ou seja, a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos. Isso ajuda a limitar a quantidade de sangue que flui pelo organismo e que vai chegar aos principais órgãos, como o coração e extremidades do corpo.

Leia também Inverno em casa: como cuidar da saúde

Essa baixa irrigação pode causar inchaço nas pernas, além de fazer com que as mãos e os pés fiquem mais gelados e aumente a incidência de câimbras também. Outras questões como o aparecimento de varizes, acidentes vasculares cerebrais e infarto do miocárdio também podem aparecer e é preciso estar atento.

EVITAR COMPLICAÇÕES É IMPORTANTE

A manutenção correta da temperatura corporal depende da boa circulação do sangue pelo corpo, principalmente nos dias mais frios. Isso porque, durante o inverno, os vasos por onde o sangue circula precisam estar mais desobstruídos. E em pacientes com a saúde vascular já comprometida, podem surgir complicações mais graves.

Como o frio contribui para contrair as artérias, dificultando assim a chegada de sangue arterial, principalmente nas extremidades, pode acarretar em problemas que comprometem a qualidade de vida.

É essencial para a saúde manter o fluxo sanguíneo livre para circular no organismo.

ACÚMULO DE GORDURA NAS ARTÉRIAS TRAZ RISCOS

O excesso de peso, assim como as doenças tipo diabetes, hipertensão e outros casos causados por tabagismo ajudam a estreitar ainda mais as paredes dos vasos sanguíneos, tornando lento o processo de circulação.

Leia também Colesterol: o que você precisa saber

Mas alguns sinais podem ajudar a prevenir o problema. Sentir formigamento nas mãos e nos pés pode ser um indício de que a circulação não está bem. É possível tratar doenças circulatórias por meio de medicamentos e cirurgia nos casos mais graves. No entanto, a prevenção continua sendo sempre o melhor caminho.

MANTENHA A SAÚDE DA CIRCULAÇÃO

No inverno, procure usar roupas confortáveis e quentes para não deixar o corpo exposto ao frio. Evite peças muito justas, que podem comprimir os músculos das pernas e cintura e consuma mais alimentos ricos em fibras, para auxiliar na digestão e controlar o colesterol.

Exercícios ao menos três vezes na semana, mesmo dentro de casa, ajudam a trazer mais saúde para o corpo sem precisar enfrentar o frio lá fora. Aproveite também para diminuir o consumo de alimentos gordurosos e mantenha o controle adequado da pressão e diabetes, evitando complicações. Beber muita água e procurar um médico em caso de dúvidas são estratégias ótimas para também manter a saúde.

Aproveite nossas ofertas clicando aqui e mantenha seu organismo saudável todos os dias!

Fontes: Ministério da Saúde | A Tribuna | Laboratório Behring | Portal Terra