Primavera e os problemas respiratórios

set 20, 2021

0
Primavera e os problemas respiratórios

Primavera e os problemas respiratórios

Publicado em : Notícias em por : lider

As alergias nada mais são do que inflamação e irritação principalmente da mucosa nasal, os sintomas podem variar de acordo com cada indivíduo, tendo em vista que cada organismo reage de uma forma.

Mas qual é a relação entre alergias e a primavera?

A primavera é a estação onde as flores aparecem, muitas vezes liberando pólen e outras substâncias que podem causar desconforto e agravar os sintomas de quem já sofre com alergias principalmente nesta época do ano.

Geralmente os sintomas são latentes em indivíduos geneticamente propensos, exemplo disso, é de que, se um dos pais possui algum tipo de alergia, há 25% a mais de chances de que o mesmo apresente os mesmos, os sinais semelhantes, se os dois pais tiverem, as chances aumentam em 50%.

Apesar da genética ter sua parcela de influência, e os fatores alérgenos darem sua contribuição, existem algumas maneiras de amenizar e evitar os sintomas.

Pra evitar agravamento, é necessário evitar à exposição aos fatores indicados, tomar alguns cuidados com o ambiente, também se torna primordial.

Em casa, o ideal é não passar a vassoura no chão, isso faz com que partículas de poeiras aliadas ao tempo mais seco da estação, causem irritação mais intensa na mucosa, o ato pode ser substituído por um pano úmido por exemplo, ou aspirador.

Para quem tem criança em casa, o ideal é tomar cuidado com os bichos de pelúcia já que podem conter ácaros e poeira, as brincadeiras ao ar livre contam com maior exposição e contato com flores o que pode causar maior irritação e para isso uma dica legal é fazer lavagem nasal com soro fisiológico para que sejam eliminadas as impurezas que possam fazer mal.

Leia também: Vitaminas que melhoram a imunidade das crianças

Tomando os cuidados necessários, a primavera pode ser uma linda estação de clima agradável para aproveitar com sua família. Em casos alérgicos recorrentes, consulte seu especialista e o uso correto da medicação mais indicada para eliminar os sintomas.

Aproveite a estação mais colorida e florida do ano, sem deixar sua saúde de lado.