Benefícios da alimentação saudável

out 26, 2021

0
Benefícios da alimentação saudável

Benefícios da alimentação saudável

Alimente-se bem, cuide do seu corpo, dê uma pausa para a sua mente, faça uma oração, são frases que você já ouviu por aí e que é tanto que nem liga mais. Você realmente conversa com o seu corpo?

Todo mundo sabe que a alimentação está associada ao nosso bem-estar físico e mental. Conhecer os benefícios em manter uma dieta rica em nutrientes e com saúde é uma maneira para seguir um estilo de vida mais saudável na hora de ir à mesa. Mas não é só isso!

Para ter equilíbrio é necessário olhar com carinho para o seu corpo e entender os sinais que ele dá e a alimentação tem uma relação direta com esse sentir. Beber água, comer frutas e verduras, ter consciência na hora de se alimentar, tudo depende de você!

Leia também: Alimentos para prevenir a anemia

Água

Nosso corpo é formado por 70% de água, logo precisamos nos manter sempre hidratados. É pela água que são transportados os nutrientes, moléculas e outras substâncias orgânicas. A água é responsável pelo bom funcionamento dos rins, intestino e sistema circulatório, ela mantém o equilíbrio dos líquidos corporais. É recomendado beber 8 copos de 240 ml, cerca de 2 litros. 

Vitaminas

As vitaminas são indispensáveis para manter o bom funcionamento do nosso organismo, bem como proteger de gripes frequentes, por exemplo e outras doenças.  Quando a alimentação está desiquilibrada, nosso corpo apresenta facilmente carências tanto de vitaminas quanto de minerais.

Minerais

Podem ser de origem animal ou vegetal. Os minerais são indispensáveis para regular as funções do nosso organismo e compor a estrutura dos nossos ossos e dentes. O cálcio é o principal responsável por essa função e pode ser encontrado em maior quantidade nos leites e derivados.

Fibras

Também consideradas como nutrientes essenciais para o intestino, ajudam a prevenir o câncer intestinal, auxiliam na sensação de plenitude gastrointestinal (sensação de saciedade), diminuem o açúcar do sangue e reduzem os níveis de colesterol.

O que comer

De acordo com os nutricionistas, a alimentação saudável tem três princípios: variedade, moderação e equilíbrio.  A pirâmide alimentar orienta como segui-los no dia a dia e mantermos uma alimentação rica em nutrientes e minerais, porém é fundamental entender que cada grupo (idade) tem uma recomendação adequada.

Fonte:  Ministério da Saúde

Tempo e dinheiro não são desculpas para maus hábitos alimentares. Com sabedoria e consciência é possível ter uma vida mais saudável, e se você não conseguir sozinho, procure ajuda de um nutricionista, o importante é olhar para você.

Saiba mais: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf

Fonte: Ministério da Saúde | Blog Liv Up