Cuidados com a saúde masculina

nov 5, 2021

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Cuidados com a saúde masculina

Cuidados com a saúde masculina

Publicado em : Notícias em por : lider
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  • Novembro é o mês dedicado a conscientizar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos relacionados a saúde integral do homem e ao câncer de próstata.

    Grande parte das doenças mais comuns em homens estão associadas ao preconceito e a falta de tempo, bem como a falta de preocupação com a própria saúde. Ademais, é influenciado por seu comportamento e modo de vida, como sedentarismo, tabagismo, obesidade e consumo excessivo de álcool.

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    A busca tardia pelo serviço médico é uma das principais razões que acarretam aos homens a apresentarem enfermidades em estágio avançado logo na primeira consulta.

    Atenção com a saúde deve ser um hábito

    As medidas preventivas devem ser iniciadas ainda na fase da infância e adolescência, com idas regulares ao médico. Aos 20 anos de idade, é recomendado medir a glicose para verificar os índices de açúcar no sangue, colesterol e, também, realizar exames de doenças sexualmente transmissíveis.

    A partir dos 50 anos, é indicado anualmente, a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) durante a consulta com um urologista. É nesta fase, que as chances de cura aumentam quando o diagnóstico é feito de forma precoce e o câncer de próstata tratado desde o início.

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    Na velhice, é preciso ter bons hábitos e estar ciente que muitas doenças têm tratamento e cura. São comuns nesse período da vida, a conhecida HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), doenças como o infarto, derrame, pressão alta, incontinência urinária, além do câncer de pulmão e próstata.

    Com esse histórico, o melhor caminho é a prevenção. Manter os exames em dia, com acompanhamento médico e prática de atividades físicas, com adaptações de acordo com a idade. Também, deve ser mantido um consumo moderado de bebidas alcoólicas, evitar o tabaco e adotar um cardápio saudável, em que gorduras, açúcares e alimentos industrializados dão lugar às verduras, frutas e alimentos que contenham pouco sódio e conservantes.

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    Fonte: Gazeta do Povo | Veja Saúde