Fumar diminui resposta imune de vacinas?

nov 16, 2021

0
Fumar diminui resposta imune de vacinas?

Fumar diminui resposta imune de vacinas?

Publicado em : Notícias em por : lider
  • ,
  • ,
  • ,
  • ,
  • Um estudo recente de pesquisadores do Hospital de Utsunomiya e da Jichi Medical University, no Japão, constatou uma resposta imunológica mais baixa contra a Covid-19 em fumantes, comparada com o restante da população imunizada com a vacina da Pfizer.

    Preliminarmente, foi realizado com 378 profissionais de saúde, de idades entre 32 e 54 anos, analisando a quantidade de anticorpos protetores induzidos pela vacina por meio de amostras de sangue obtidas três meses após a segunda dose.

    Para a análise, os participantes foram divididos em dois grupos, “sempre fumantes” e “nunca fumantes”. Os resultados mostraram que parar de fumar antes da vacinação contribui para uma melhor eficácia do imunizante, uma vez que, os anticorpos de acordo por idade foram significativamente mais baixos em indivíduos que possuem o hábito de fumar, do que em ex-fumantes e em quem nunca fumou.

    Leia também: Vacinação é o recurso mais eficaz contra a gripe

    Ademais, constatou-se que os únicos fatores de risco para níveis mais baixos de anticorpos eram os relacionados ao sexo masculino e tabagismo. Isto é, as taxas de tabagismo representavam duas vezes mais altas em homens do que nas mulheres: 61% do sexo masculino fumavam, do outro lado, 31% eram do sexo feminino.

    O mesmo trabalho ainda não foi revisado por pares. Para tanto, os cientistas irão necessitar de maiores pesquisas para confirmar as constatações do estudo.

    Fonte: CNN|O Globo