O que é importante saber sobre a AIDS?

dez 3, 2021

0
O que é importante saber sobre a AIDS?

O que é importante saber sobre a AIDS?

Publicado em : Notícias em por : lider
  • ,
  • ,
  • ,
  • ,
  • A Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença infectocontagiosa provocada pelo vírus HIV em que se observa um grande comprometimento do sistema imunológico da pessoa, invadindo e destruindo as células T-CD4 de defesa, responsáveis por organizar a resposta imunológica.

    O HIV se propaga por meio de fluidos corporais como o sangue, leite materno, sêmen e líquidos secretados durante o sexo. Entre os fatores de risco, estão relações sexuais desprotegidas, transfusões de sangue e procedimentos hospitalares que não seguem as técnicas de contra infecção, bem como, o compartilhamento de materiais contaminados e o aleitamento materno por mãe infectada.

    Seu diagnóstico pode ser realizado por meio de exames laboratoriais que utilizam o sangue ou de fluido oral do paciente. O teste é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e com o resultado detectado rapidamente, cerca de 30 minutos.

    Outro aspecto importante é janela imunológica. Período que compreende entre a infecção pelo vírus e a identificação dos primeiros anticorpos anti-HIV, tal fator, pode gerar os exames falsos negativos. Geralmente, a janela imunológica tem durabilidade de 30 dias, o que de fato pode apresentar um resultado negativo, mas como suspeito. Diante disso, a recomendação é de que o exame seja realizado novamente após um mês.

    Já o tratamento, é realizado pelo uso de medicamento antirretrovirais, que atuam de maneira a inibir que o HIV se multiplique de forma exagerada e o consequente enfraquecimento do sistema imunológico.

    Fonte: Portal Drauzio Varella | UOL