Atividade física em dias muito quentes, atenção aos cuidados

dez 15, 2021

0
Atividade física em dias muito quentes, atenção aos cuidados

Atividade física em dias muito quentes, atenção aos cuidados

Sol, verão e dias mais longos aumenta a vontade de se praticar exercício físico ao ar livre durante a estação. Nessa época, deve-se redobrar os cuidados com a pele, corpo, alimentação e hidratação, pois, por conta do calor podem surgir viroses, insolações, infecções alimentares, desidratação e desgastes físicos.

A medida em que o corpo ganha calor do meio ambiente e das superfícies quentes ao redor isso pode comprometer o desempenho e, também, a saúde do indivíduo. Para manter a temperatura corporal em condições saudáveis, o corpo acaba gastando mais energia e sobrecarregando alguns sistemas como o cardiovascular, fato que nos dá uma sensação maior que a habitual de cansaço durante a prática.

Leia também: Cuidados com a saúde masculina

Exercitar-se em dias quentes não possui nenhuma contraindicação, mas é preciso ter alguns cuidados para que a saúde não seja afetada por excessos:

  • Fique atento aos horários:  

As práticas de atividades físicas não podem ser praticadas em qualquer horário. Mesmo em repouso, os músculos produzem calor. Pratique atividades por 45 minutos em média, 4 vezes por semana e opte por horários no início da manhã até às 10h, e após às 16h.

  • Hidrata-se:

A estação do verão já pede maior consumo de água. Durante a atividade física, nosso corpo perde líquido por meio do suor. Consuma cerca de 2 litros de água todos os dias.

  • Proteja-se:

Recomenda-se aplicar a cada 2h, no corpo e rosto, filtro solar sempre acima de 30, principalmente durante a atividade física. Ademais, use bonés, viseiras e óculos para proteção da cabeça e olhos;

Use de roupas leves, que permite a circulação livre do ar entre a pele e o meio ambiente;

  • Cuide da Alimentação:

Alimentos mais leves auxiliam no processo digestivo. Prefira por alimentos frescos, como saladas, frutas, vitaminas, água de coco, lanches naturais, entre outros.

Leia também: Benefícios da alimentação saudável

Fonte: UOL | Boa Forma