Cuidados que a terceira idade deve ter no verão

jan 10, 2022

0
Cuidados que a terceira idade deve ter no verão

Cuidados que a terceira idade deve ter no verão

Com a chegada do verão, altas temperaturas e forte calor, os cuidados devem ser redobrados em relação à saúde. Idosos no verão podem sofrer ainda mais com o calor, o que de fato, exige uma maior atenção quanto à hidratação e saúde da pele.

Com o envelhecimento, a composição corpórea é alterada, mantendo apenas 40% de água no corpo. Devido isso, pessoas com mais idade possuem maior dificuldade em manter a temperatura corporal, o que as deixam mais sujeitas a desidratação e aumenta as chances de hipertermia, quando o corpo fica muito quente.

Por isso, é importante não apenas ingerir líquidos, o consumo de legumes, frutas e verduras também é essencial para a reposição de nutrientes perdidos pela transpiração. Ademais, fique atento a sinais de desidratação, lábios e língua secos e redução da quantidade de urina, além de dores de cabeça, cansaço, tonturas e mal-estar recorrente.

Sintomas relacionados à hipertermia são contraturas musculares, fraqueza, náuseas, vômitos, dor de cabeça, e em maiores casos, convulsões.

As precauções evitam problemas graves, por isso é importante seguir alguns cuidados com a saúde do idoso durante o verão.

  • Hidrate-se!

O idoso sente muito menos sede do que um jovem adulto. Inclua água na rotina e beba pequenas quantidades ao longo do dia. Também, evite bebidas alcoólicas e cafeína, pois possuem efeito diurético e corroboram ainda mais para a desidratação.

  • Evite a exposição ao sol por longos períodos:

Recomenda-se 15 minutos por dia de exposição solar. Em banhos de sol, evite períodos extremos de temperatura e dê preferência a horários antes das 10h e após às 16h

  • Cuidado com as atividades físicas:

Pratique em horários menos quentes do dia. É recomendado ainda, que idosos ativos pratiquem atividades aquáticas, como natação ou hidroginástica. Do mesmo modo, é importante hidratar-se durante e após o exercício.

  • Use filtro solar:

Idosos devem redobrar o cuidado com a exposição ao sol, pois naturalmente têm a pele mais sensível.  Casos de pele inflamada de sol acarreta mais sangue e faz com que outros órgãos fiquem menos irrigados e diminuam sua função.

  • Prefira roupas leves:

Opte por peças frescas e confortáveis. Refrescam e ventilam o corpo, evitando casos de hipertermia.

Fonte: Veja Saúde | Uol