Saúde visual e as moscas volantes

mar 23, 2022

0
Saúde visual e as moscas volantes

Saúde visual e as moscas volantes

Publicado em : Notícias em por : lider

As chamadas moscas volantes são pequenos pontos ou manchas escuras que aparecem no campo de visão e provocadas pela opacificação da gelatina que recobre o olho.

Essas “sujeirinhas” flutuantes fazem com que a luz seja bloqueada e uma sombra se projete na rotina, dando a sensação de vários pontos em forma de círculos, linhas, filamentos, pontos, teias ou nuvens. Nota-se, principalmente, quando se observa uma imagem clara, como um papel branco e o céu.

Leia também: Como cuidar da saúde do seu rim

Geralmente, elas surgem com o envelhecimento, devido a falhas no vítreo, a parte gelatinosa do olho. Porém, podem acometer em pessoas que apresentam miopia, que realizaram cirurgia de catarata e em pacientes mais jovens, que apesar de não prejudicarem a visão, os mesmos podem flutuar no líquido do vítreo e, então, formar sombras.

Além do mais, se surgirem outros sintomas como flashes, diminuição ocular ou escurecimento nos lados da visão, procure um oftalmologista. Uma vez, que podem ser indícios de um quadro mais avançado do problema e, declinar para o descolamento de retina e ocasionar a cegueira.

Indivíduos que apresentam moscas volantes costumam sentir um grande incômodo. Muitas vezes, não necessitando de tratamento, pois desaparecem e diminuem com o passar do tempo. 

Leia também: 10ª Convenção: 20 anos Rede Líder Farma

Entretanto, casos mais graves, em que se manifesta uma opacidade densa, grande desconforto e comprometimento da visão carecem de uma avaliação detalhada de oftalmologista. Neste caso, o especialista pode recomendar a cirurgia para dissolver as manchas ou substituir o vítreo por outra substância.

Fonte:  Tua Saúde | Gazeta do Povo