Exercícios na Terceira Idade

abr 6, 2022

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Exercícios na Terceira Idade

Exercícios na Terceira Idade

Com o passar dos anos o corpo envelhece e, por consequência, ocorre um declínio funcional do indivíduo, com perda óssea e muscular. É na terceira idade que os exercícios físicos precisam ser praticados de forma regular para deixar a musculatura forte e proteger mais os ossos.

Nesse sentido, a atividade física apresenta muitos benefícios, como de aliviar as dores ligadas a artrite, fortalece os músculos e evita o aparecimento de lesões e doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, por exemplo.

Pilates, treinos funcionais, caminhada, yoga, hidroginástica e musculação são ótimas alternativas de exercícios indicados aos idosos e para serem realizados, aos menos, três vezes na semana.

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Entretanto, é importante antes de iniciar qualquer modalidade realizar uma avaliação médica e sob a orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta. Busque por atividades de intensidade leve e com foco na proteção óssea e coordenação motora, evitando exercícios de impacto, como pulos.

Além do mais, o ato de praticar exercícios durante a terceira idade é uma maneira de prevenir contratempos que surgem com maior frequência, nessa fase da vida:

– Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;

– Ganha massa muscular e aumenta a massa óssea

– Reduz a gordura corporal e previne a obesidade;

– Estabelece a articulação o fortalecimento da musculatura;

– Reduz o risco de doenças cardiovasculares, glicemia, diabetes e colesterol. Também, melhora o sono e ganho de disposição para atividades diárias e diminuição do risco de quedas.

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Fonte: Boa Forma Abril | Viva Bem Uol