Importância do café para a nossa saúde

abr 12, 2022

0
Importância do café para a nossa saúde

Importância do café para a nossa saúde

Já tomou sua xícara de café hoje?

Começar o dia tomando café além de ser delicioso, faz bem para sua saúde. O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para água, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic.). Aqueles que cultivam o hábito de beber café diariamente ingerem uma série de nutrientes benéficos ao organismo.

O café é uma bebida rica em ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

Além disso, possui excelentes quantidades de cafeína, um composto famoso por seu efeito estimulante que dá aquela energia extra ao organismo, melhorando o humor e a disposição. Também, o grão é composto de antioxidantes, vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios e contribuem na prevenção de doenças.

Leia também: Como cuidar da saúde do seu rim

Em geral, recomenda-se a ingestão de até 400 miligramas, cerca de cinco xícaras pequenas diariamente de cafeína para que tenha efeitos positivos. A cafeína, o ácido clorogênico, teofilina e a teobromina ativam o sistema nervoso autônomo, o que estimula o aumento na produção de adrenalina pelas glândulas suprarrenais. A adrenalina, por sua vez, aumenta a quebra de células de gordura e libera a gordura estocada.

Beber café uma hora antes de uma atividade ajuda na performance, pois estimula a produção de endorfinas e traz maior prazer e sensação de bem-estar. Também, melhoram o humor e auxiliam na diminuição do nível de estresse, como também trazem benefícios ao raciocínio e a memória.

Leia também: Exercícios na Terceira Idade

Por isso, para quem ama café deve ficar atento às doses diárias para não comprometer a saúde. Recomenda-se a ingestão de uma quantidade máxima por dia de café de 400 mg de cafeína, o que equivale a três ou quatro xícaras médias de café coado. Essa quantidade, potencializa os efeitos positivos do café na sua vida.

Fonte: Viva Bem Uol | Tua Saúde