O corpo fala, como identificar

abr 22, 2022

0
O corpo fala, como identificar

O corpo fala, como identificar

Publicado em : Notícias em por : lider

“O corpo fala”, provavelmente já deve ter ouvido essa expressão por aí, não é mesmo? O corpo se revela em todas as suas manifestações, seja por meio da fala, musculatura, postura, gestos, domínio do espaço e atitudes de interação.

A linguagem corporal se apresenta cheia de detalhes e mostra pistas importantes do comportamento humano, uma vez que você pode transmitir uma imagem de segurança e receptividade, ou até de falta de interesse ou nervosíssimo.

Outro caso, é que quando o corpo fala, ele somatiza. Seja de forma leve, todos nós somatizamos, em diferentes situações da vida. É quando as emoções ou problemas de ordem psicológica se manifestam através de sintomas físicos.

Leia também: Exercícios na Terceira Idade

Estima-se que um em cada cinco indivíduos tende a traduzir angústias e conflitos psicológicos em sintomas físicos ou doenças corporais. Assim, por exemplo, o medo vira batimento cardíaco acelerado, a preocupação da rotina vira uma dor de cabeça, passando a acontecer com frequência.

A pessoa pode vir a somatizar ainda, em problemas conjugais, ao sofrer antecipadamente por uma frustração futura ou com o adoecimento de alguém na família, morte de um ente querido, dificuldades financeiras, perda do emprego ou até mesmo devido ao estresse do cotidiano.

Leia também: Importância do café para a nossa saúde

Aspectos físicos e mentais são sempre conectados. Por isso, compreender seu corpo e suas emoções são fundamentais para sua performance pessoal, social, acadêmica e profissional. Mantenha seu corpo com saúde e, ao mesmo tempo, a mente em condições de trabalhar as emoções. É preciso identificar quando estamos com medo, angústia ou raiva, por exemplo, a fim de pouparmos o corpo e manifestar reações no lugar do nosso entendimento e consciência.

Fonte: Viva Bem Uol | Viva Arte Viva