Você sabe como funciona a curva ABC do cliente?

abr 25, 2022

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Você sabe como funciona a curva ABC do cliente?

Você sabe como funciona a curva ABC do cliente?

A curva ABC é uma ferramenta baseada em estratégias comerciais da empresa. Ela auxilia os gestores no entendimento da sua carteira de clientes e quais deles devem ter maior prioridade, uma vez que representam maior potencial de vendas e crescimento para o negócio.

Como em nossa vida, se tratando da gestão de atendimento ao cliente não se deve abraçar tudo de uma vez, por isso gerencie as prioridades. Isto é, prova não só por A mais B, como também por C, através da curva ABC, mostra que com estratégias, otimização do tempo e melhor relação entre empresa-cliente, você consegue identificar quais são os clientes de maior importância para a empresa. No fim, os clientes estão mais dispostos a comprar em empresas que proporcionam uma boa experiência ao cliente.

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Com uma organização bem simples, essa técnica organiza um ranking dos clientes e evidencia uma visão de quem deve vir em primeiro lugar e, consequentemente, quem merece maior atenção. 

  • Cliente A – mais prioritário: são aqueles que compram mais e são mais fortes em termos de lucros para o negócio
  • Cliente B – outro um pouco menos: são os consumidores de médio impacto nos negócios 
  • Cliente C – menos prioritário:  são os mais fracos em termos de geração de lucros, compram menos ou produtos mais baratos. 

No entanto, não é porque o cliente não é elencado como prioritário que o mesmo deve ser negligenciado. Pelo contrário, é preciso tornar o trabalho de atendimento cada vez mais sustentável e humanizado para o negócio. Mesmo que aos poucos, busque por tornar um cliente C em cliente B e, da mesma forma, um B em um A.

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Fonte: Zendesk | Fácil 123