Saúde das mães na gravidez

maio 3, 2022

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Saúde das mães na gravidez

Saúde das mães na gravidez

O período da gravidez além de muito para as mães requer de cuidados para uma boa gestação. Muitas mudanças ocorrem durante os nove meses, tanto físicas quanto emocionais que influenciam no dia a dia da futura mamãe. Com a informação e acompanhamento médico, certamente a gestante estará mais tranquila e segura para aproveitar este momento da melhor forma.

Os cuidados devem ser iniciados antes mesmo da concepção. A mulher quando desejar engravidar deverá começar um acompanhamento com ginecologista que indicará os exames pré-concepcionais e consequentemente, a necessidade de uma eventual suplementação de vitaminas, nutrientes e alimentação equilibrada, para manter mãe e bebê saudáveis durante todo o período.

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É na gestação, também, que ocorrem alterações hormonais no organismo feminino, percebidas em muitas partes do corpo e merecem atenção:

Inchaço nos pés:

  • Realize exercícios regularmente;
  • Evite comida muito salgada e consuma muita água
  • Descanse com os pés e as pernas acima do nível do coração;
  • Evite deitar de costas, recomenda-se deitar sobre seu lado esquerdo;
  • Mantenha a alimentação adequada para evitar o excesso de peso.

Dores nas costas:

  • Faça alongamentos, hidroginástica, pilates e/ou ioga;
  • Use colchões firmes;
  • Massageie as regiões doloridas;
  • Mantenha a postura correta ao sentar.

Manchas no rosto (cloasma):

  • Use filtro solar com FPS superior a 30;
  • Evite exposição prolongada ao sol e recomenda-se os óculos escuros, bonés e chapéus.

Alimentação: O corpo fala, como identificar

  • Ingira bastante água — de 1,5 a 2 litros por dia;
  • Não esqueça de verduras e de ao menos três frutas por dia, ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, acerola, limão, tangerina e abacaxi;
  • Alimente-se de seis a oito vezes ao dia e dívida as refeições em pequenas porções;
  • Evite beber líquidos durante as refeições;
  • A proteína e o cálcio são muito necessários nessa fase. Lembre-se de que a carne vermelha é rica em proteína e também em ferro. Consuma bastante leite, pois o cálcio é fundamental para a formação do bebê. Além de carboidratos moderadamente, recomendam-se apenas 300 calorias extras por dia.

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Fonte: Gineco