Infecção hospitalar, quais as principais causas?

maio 17, 2022

0
Infecção hospitalar, quais as principais causas?

Infecção hospitalar, quais as principais causas?

Publicado em : Notícias em por : lider
  • ,
  • ,
  • ,
  • A infecções hospitalares são efeitos adversos relacionados com a admissão do paciente no hospital, podendo se manifestar ainda durante a internação ou após a alta.

    Estima-se que 5 a 15% dos hospitalizados adquirem algum tipo de infecção hospitalar. Adquiri-la não é algo incomum, uma vez que os hospitais são ambientes em que estão muitas pessoas doentes e em tratamento, e que vírus, bactérias e outros microrganismos podem ser transmitidos de uma pessoa para outra.

    Dentre os fatores que podem aumentar o potencial infeccioso dos microrganismos estão a quantidade presente no local, bem como seu potencial infeccioso e a capacidade imunológica do paciente.

    Leia também: Saúde das mães na gravidez

    Neste sentido, qualquer indivíduo está propício a desenvolver a infecção, entretanto a maior probabilidade está naqueles com uma maior fragilidade da imunidade:

    – Recém-nascidos;

    – Idosos;

    – Pacientes imunocomprometidos, como portadores da AIDS e transplantados;

    -Pessoas acamadas ou que apresentam maior risco de aspiração;

    – Portadores de doenças vasculares e doenças crônicas como diabetes mellitus;

    – Pacientes com longos períodos de internação e realização de cirurgias.

    Por isso, é de extrema importância definir estratégias de prevenção, ligadas ao controle manutenção dos dispositivos invasivos, como também dos cuidados de pré, do intra e do pós-operatório.

    Leia também: Você sabe como funciona a curva ABC do cliente?

    Ademais, as medidas preventivas não se limitam apenas ao hospital. Pacientes e famílias também devem assumir cuidados simples e funcionais: higienização das mãos e local com água, sabão e o álcool 70% sempre que entrarem em contato com o internado, outra medida é a nutrição adequada, para evitar a imunossupressão.

    Fonte: Tua Saúde | Portal Drauzio Varella