Com a chegada do inverno aumenta a preocupação com baixa imunidade e a ocorrência de doenças. Coriza, tosse, espirro e dificuldade de respiração são sintomas mais comuns e observados com frequência nessa época do ano, afetando o sistema respiratório, por meio da gripe, resfriados, rinite, laringite e sinusite.
Tal situação está relacionada com a baixa das temperaturas, clima mais seco e aumento da poluição, ademais, devido ao frio, as pessoas optam por permanecer em locais mais fechados e menos ventilados, corroborando para que vírus e bactérias se disseminem mais facilmente.
Do mesmo modo, as mucosas na boca e narinas ficam mais ressecadas e mais propícias a fissuras, servindo de entrada para o vírus da influenza ou os patógenos que causam doenças respiratórias.
É importante destacar que alguns grupos acabam sofrendo mais e são mais suscetíveis a contraírem enfermidades durante o inverno:
- Crianças entre 6 meses a 6 anos de idade;
- Gestantes e puérperas;
- Idosos;
- Pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais e doenças crônicas.
Para fortalecer o sistema imunológico é preciso manter um estilo de vida saudável para que o sistema natural de defesa do corpo permaneça sempre forte e eficiente.
Leia também: Infecção hospitalar, quais as principais causas?
- Adote bons hábitos: pratique exercícios físicos regularmente, mantenha o peso adequado, durma de 7 a 8 horas e evite situações de estresse;
- Evite o tabagismoe/ou a exposição ao cigarro;
- Tome sol diariamente, porém evite a exposição solar entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais fortes;
- Consuma alimentos saudáveis e mantenha uma dieta equilibrada, inclua no cardápio o consumo de frutas, legumes e verduras. Evite fast foode alimentos industrializados;
- Evite tomar medicamentos sem orientação médica;
- Recomenda-se o consumo de 2 litros de água todos os dias;
- Esteja em dia com a carteira vacinal para evitar doenças sazonais.
Embora mantenha os cuidados durante o inverno, fique atento, pois apresentar gripes, resfriados e outras infecções virais com muita frequência pode caracterizar um sistema imune enfraquecido. Cuide-se!
Leia também: Saúde das mães na gravidez
Fonte: Tua Saúde | Agência Brasil