Como recuperar o olfato depois de ter covid 19?

mar 18, 2021

0
Como recuperar o olfato depois de ter covid 19?

Como recuperar o olfato depois de ter covid 19?

A covid 19 é uma doença respiratória grave, que assola o mundo todo. Causada pelo novo coronavírus, também afeta o olfato e o paladar de grande parte dos infectados. Além de sintomas como tosse, dor de garganta, febre alta e mal estar gripal, quem pega covid deve agir logo antes que a doença possa comprometer os pulmões.  Mas como se livrar da perda olfativa após o período da infecção?

ATENÇÃO REDOBRADA COM A COVID 19

Ao contrair o coronavírus, alguns dos sintomas comuns e também uma das sequelas que a doença deixa no corpo. Perder a capacidade de sentir cheiros e gostos traz desconforto e pode levar dias, semanas ou meses para tudo voltar ao que era antes. Pacientes que contraem a covid precisam estar atentos, já que rapidamente a doença pode comprometer o funcionamento dos pulmões, levando a pessoa a precisar de aparelhos respiratórios.

Leia também Quando e por que iniciar a suplementação infantil

Diante do atual cenário brasileiro, quem teve o olfato afetado pode recorrer a tratamentos caseiros para minimizar o mal-estar. Aromas e essências mais direcionados ajudam a recuperar aos poucos o olfato.

COMO SENTIMOS OS CHEIROS?

Quando cheiramos algo, nosso cérebro recebe a informação por meio do bulbo olfatório, essencial para o bom funcionamento do olfato. Ao chegar a diferentes áreas do cérebro, entre elas, a responsável pelas emoções, conseguimos entender que o aroma inalado provoca reações e sentimentos no corpo. É assim que os cheiros nos ligam a diferentes momentos da nossa vida e perder essa referência pode atrapalhar a nossa compreensão do entorno.

É importante buscar tratamentos para quem perdeu o olfato devido à covid 19.

É importante buscar tratamentos para quem perdeu o olfato devido à covid 19.

OLFATO MAIS APURADO COM AROMATERAPIA

O método de cheirar alimentos com odor agradável e presente, pode ser uma forma de começar. Entre os odores para o treinamento estão café, cravo, mel, vinagre, pasta de dente com menta e essência de baunilha. De acordo com profissionais otorrinolaringologistas, duas vezes ao dia, procure cheirar por cerca de 10 segundos quatro das opções em pequenas porções. Faça intervalos de 15 segundos entre as tentativas.

Leia também Volta às aulas: como retomar a rotina na pandemia

Este treinamento tem por objetivo aguçar o olfato, para que o organismo possa compreender novamente a sensação e a memória daquele aroma específico. Mas atenção! Ao perceber sintomas típicos da covid 19, não demore em procurar atendimento médico. O tratamento olfativo só terá efeito se realizado corretamente, com foco no odor estimulado, para que o cérebro consiga reconectar lembranças e momentos, proporcionando a regeneração das células.

Para manter seu corpo saudável e com a imunidade em dia, veja nossas ofertas em produtos e medicamentos. Clique aqui!

Fontes: Portal G1 de Notícias | Ministério da Saúde | Guia da Farmácia