Tuberculose: o que é, quais os sintomas e como prevenir

mar 27, 2021

0
Tuberculose: o que é, quais os sintomas e como prevenir

Tuberculose: o que é, quais os sintomas e como prevenir

A tuberculose costuma se instalar por meio da inalação de uma bactéria e se configura como uma doença infecciosa que afeta os pulmões. Transmitida através da tosse de gotículas expelidas por uma pessoa doente, pode ser um desafio a ser evitado no Brasil, um dos países que mais tem casos.

O QUE CAUSA A TUBERCULOSE?

Grande parte das pessoas que são infectadas pela doença não tem manifestações por conta de uma boa defesa do organismo. Estar com o corpo debilitado favorece o aparecimento da tuberculose pela bactéria Mycobaterium tuberculosis.  

Leia também A importância do farmacêutico para sua saúde

Alguns fatores de debilidade como tabagismo acentuado, desnutrição e condições de precariedade socioeconômica e de higiene facilitam a instalação de pneumonias por tuberculose. Os mais acometidos pela doença são em sua maioria adultos, jovens e pessoas com fatores de risco causados por um organismo debilitado decorrente de outras doenças ou de uma situação precária e desnutrição.

O diagnóstico e o tratamento da tuberculose devem ser precisos e rápidos.

O diagnóstico e o tratamento da tuberculose devem ser precisos e rápidos.

SINTOMAS QUE PRECISAM DE ATENÇÃO

A tosse crônica é um forte sintoma da tuberculose. Por vezes, pode ter traços de sangue na tosse, assim como febre vespertina (ao final do dia) e emagrecimento sem motivos aparentes, que persistem por meses.

Leia também Alimentos para prevenir a anemia

Após se instalar nos pulmões, a bactéria também pode migrar para outros locais do corpo, provocando e agravando lesões, quando não tratada rapidamente. A partir desse ponto, a doença está em estágio grave e pode levar a óbito, portanto um diagnóstico rápido é essencial.

TRATAMENTOS EFICAZES PARA ALGUÉM COM TUBERCULOSE

Antes de falarmos sobre o tratamento, vem a importância de um bom diagnóstico. Exames como radiografias do tórax e a pesquisa da bactéria presente no escarro do paciente ajudam a identificar a presença do DNA do bacilo.

É possível também fazer o teste tuberculínico, ou PPD, que consiste em um exame cutâneo para mostrar as possíveis reações da bactéria na pele. Caso haja um diagnóstico positivo da doença, é chegada a hora do tratamento.

Leia também Quando e por que iniciar a suplementação infantil

O tratamento acontece com antibióticos associados durante alguns meses, a depender das lesões e da condição física do paciente. A tuberculose, quando negligenciada, se dissemina pelo organismo, podendo causar a destruição dos pulmões infectados.

A DOENÇA INFECCIOSA MAIS MORTAL DO MUNDO

Principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo, ainda com muitas lacunas no diagnóstico e tratamento. Mas como se prevenir?

É importante evitar o contato por tempo prolongado com pacientes doentes em ambientes mal ventilados e grande concentração de pessoas. Pacientes com tuberculose ativa precisam adotar o uso de dispositivos de proteção respiratória (como máscaras), para diminuir os riscos de infectar outras pessoas.

Muitas pessoas são infectadas, podem transmitir, porém não desenvolvem a doença, mas outras podem progredir a um quadro ativo de tuberculose. Entre essas mais propensas a desenvolver a doença estão:

  • pessoas com HIV
  • pessoas que se infectaram com a doença nos últimos 2 anos
  • bebês, crianças pequenas e idosos
  • doenças que afetam o sistema imunológico

Nesses casos, pode haver a necessidade de tomar medicamentos profiláticos a fim de evitar a infecção. Para tirar suas dúvidas a respeito disso, converse com seu médico. Mantenha sua saúde em dia para viver melhor.

Clique aqui e veja nossas ofertas para você

Fontes: Fundação ProAr | Ministério da Saúde | Médicos Sem Fronteiras