Seu filho voltou para a escola? Garanta uma alimentação saudável

abr 5, 2021

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Seu filho voltou para a escola? Garanta uma alimentação saudável

Seu filho voltou para a escola? Garanta uma alimentação saudável

Muitas escolas Brasil afora estão aos poucos voltando ao sistema de aulas presenciais. Em meio à pandemia, lidar com as crianças estudando fora pode ser um desafio para os pais. Mesmo assim, providenciar lanches mais nutritivos e saudáveis pode ser a saída para manter a saúde dos filhos. Como fazer?

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

A Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) estão unidas em defesa de uma boa alimentação para os estudantes em tempos de pandemia e garantem o acesso das crianças aos alimentos mesmo durante a suspensão das aulas nas escolas estaduais e municipais através de cestas básicas e merendas.

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Mas quando o assunto é levar o próprio lanche, aí entra em ação o conhecimento dos pais sobre o que levar e quais as melhores opções para as crianças em cada idade. Uma boa alimentação é importante para proteger o organismo dos mais jovens, protegendo as crianças.

Faça boas escolhas para o lanche e mantenha o organismo do seu filho saudável.

Faça boas escolhas para o lanche e mantenha o organismo do seu filho saudável.

ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE

De acordo com a equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), as crianças precisam diariamente de alimentos frescos, como feijão, arroz, raízes, como batatas, mandioca, inhame, legumes, verduras, frutas, carnes magras e ovos.

Na hora de preparar as refeições, aproveite para cozinhar em família. Essa prática aproxima as crianças da cozinha e pode se tornar uma atividade prazerosa em tempos de isolamento social. Cozinhar em casa também ajuda a diminuir as refeições industrializadas e pobres em nutrientes.

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Evite ter em casa alimentos como salgadinhos, biscoito recheados, macarrão instantâneo e refrigerantes. A alimentação saudável, além de cuidar do corpo a longo prazo, também ajuda a manter o sistema imunológico saudável, para que seus filhos não fiquem vulneráveis a doenças.

É HORA DO LANCHE, QUE HORA ESSENCIAL

Escolher o que colocar na lancheira costuma ser um problema? Primeiramente, atenção à hidratação! Com o uso das máscaras na escola, as crianças podem se esquecer de tomar água, acarretando em dores de cabeça e prejudicando o funcionamento do corpo. Coloque uma garrafinha na lancheira e instrua seu filho a beber água durante o dia.

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Não se esqueça de ensinar as crianças a lavarem as mãos constantemente. Grande parte das escolas mantém álcool em gel nas carteiras, mas só isso não basta para evitar o vírus. É preciso lavar as mãos com sabão e água, esfregando bem os dedos, além de evitar tocar nariz, boca e olhos.

Higienize pacotes de biscoitos e embalagens e lave bem as frutas antes de colocar na mochila ou lancheira. No momento de consumir frutas na escola, é importante estar com as mãos limpas, para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Aproveite essas dicas para cuidar melhor da saúde de toda a sua família.

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Fontes: Alimentação Saudável | Secretaria Municipal de Educação | Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) | Ministério da Saúde