O uso excessivo dos eletrônicos prejudica a visão?

abr 23, 2021

0
O uso excessivo dos eletrônicos prejudica a visão?

O uso excessivo dos eletrônicos prejudica a visão?

Com o isolamento social, muita gente tem recorrido aos celulares e computadores, seja para trabalhar, para realizar tarefas do dia a dia ou até mesmo para relaxar. Mas será que tanto tempo em frente às telas podem ser a razão para o cansaço e outros problemas de visão?

A SAÚDE OCULAR E OS ELETRÔNICOS

Ficar horas no celular pode ser prejudicial para a visão, pois segundo o oftalmologista Hilton Medeiros em entrevista à EBC aponta que atualmente as pessoas utilizam o celular com o olho muito próximo da tela, exigindo um maior esforço da musculatura intraocular e do cristalino. A longo prazo, esse esforço pode contribuir para criar uma falsa miopia.

Leia também Como recuperar o olfato depois de ter covid 19?

Para evitar forçar desnecessariamente os olhos, é importante manter o celular ou tablet a uma distância de 35 a 40cm dos olhos, lembrando de fazer pausas para descansar a visão. Para os jovens e as crianças, é importante não forçar muito a visão para perto por muitas horas ao dia. O estímulo exagerado nos músculos intraoculares pode levar à fadiga ocular.

Os sintomas da visão cansada podem ser prejudiciais a longo prazo. Faça pausas durante o trabalho para evitar.

SINTOMAS DA VISÃO CANSADA

Já sentiu alguma dificuldade em focalizar a imagem, seguido de dor de cabeça, embaçamento visual e maior desconforto em ambientes mal iluminados? Com o cansaço do esforço ocular, podem surgir esses e outros sintomas, já que o olho também fica mais seco por diminuirmos o número de piscadas em até 40%.

Essa diminuição de piscadas contribui para o agravamento da visão ressecada, podendo ter outros sinais, como vermelhidão, irritação, dores e sensação de que há algo no olho. Também vale lembrar que as crianças que passam horas expostas às luzes dos aparelhos eletrônicos se tornam mais suscetíveis a desenvolver miopia progressiva.

FAÇA PEQUENAS PAUSAS

A cada hora trabalhada, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda que se faça pequenas pausas, levantando, saindo do computador para respirar e mudar o foco da visão. Experimente olhar para o horizonte por alguns minutos, pois essa é uma boa prática para descansar a musculatura dos olhos.

Leia também Seu filho voltou para a escola? Garanta uma alimentação saudável

Uma noite bem dormida também ajuda a trazer mais conforto para a visão e estar bem hidratado é essencial para manter o olho lubrificado. Procure cuidar bem da sua visão com práticas simples e que proporcionam uma vida mais saudável.

Clique aqui e veja nossas ofertas para sua saúde

Fonte: Empresa Brasil de Comunicação (EBC) | Ministério da Saúde | Folha de S. Paulo