Como ter mais qualidade de vida no trabalho?

maio 5, 2021

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Como ter mais qualidade de vida no trabalho?

Como ter mais qualidade de vida no trabalho?

Publicado em : Notícias em por : lider
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  • Trabalhar até tarde, principalmente sentado em frente ao computador é a realidade de muita gente. E essa realidade afeta diretamente nossa saúde tanto mental quanto física. Como podemos manter o corpo em movimento mesmo com a rotina agitada? Aqui separamos algumas técnicas simples para começar hoje.

    A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL E FÍSICA

    Com as longas jornadas em frente ao computador, parece mais difícil manter hábitos saudáveis? Imaginar um treino na academia para isso pode sim ser um desafio, mas há outras formas de não cair no sedentarismo durante o expediente.

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    Uma das alternativas é a chamada Ginástica Laboral. Já ouviu falar? A prática de movimentos corporais de intensidade moderada que compõem esse tipo de ginástica são uma ótima estratégia para prevenir lesões e desconfortos causados pelas longas horas sentado.

    DORES E LESÕES SÃO CULPA DO SEDENTARISMO

    Para quem sofre com dores articulares frequentes ou mesmo lesões por Esforço Repetitivo (LER) sabe que esses incômodos podem ser um grande problema para o dia a dia. Além disso, o sedentarismo extremo também é responsável por causar os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

    É importante interromper o trabalho e fazer intervalos para alongar os músculos.

    A ginástica laboral atua também na melhora de doenças ocupacionais já existentes. E os melhores exercícios para o corpo são os que envolvem alongamento e relaxamento dos músculos. Uma sessão de apenas 15 minutos diários já mostra resultados práticos, mas é importante procurar um profissional antes de começar.

    NÃO PARE DE PRATICAR

    Adotar hábitos para proteger sua saúde é fundamental no trabalho, já que você passa a maior parte dos seus dias nessa função e nesse ambiente. Essa atitude, além de beneficiar o físico, também ajuda a manter a mente saudável, com menos estresse e mais concentração, motivação e integração.

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    VÁ ALÉM DA GINÁSTICA LABORAL

    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hábito de passar muitas horas em comportamento sedentário representa o quarto maior fator de risco de morte no mundo, já que pode causar e agravar doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes.

    Por isso, é preciso além da ginástica laboral, também recorrer a outras atividades. Que tal trocar algumas ações que você faz sentado por outras que você pode fazer em pé? Ler documentos, ir até a copa ou cozinha tomar um café já ajudam a quebrar o ritmo.

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    Comece a arrumar motivos para se movimentar. Após o trabalho, procure caminhar um pouco. Vale dar uma volta no corredor, ir até o quintal para quem está trabalhando em casa ou estacionar o carro em um local mais distante do trabalho para quem vai até a empresa. Vale fazer mais intervalos durante o dia e até subir e descer escadas ao invés de ir pelo elevador.

    FOCO NA ALIMENTAÇÃO E NA ERGONOMIA

    Se você costuma pedir marmita ou almoçar fora, repense. Levar almoço de casa ajuda a manter uma alimentação mais saudável e natural. Procure ter uma cadeira confortável também, que ofereça apoio para a coluna e tenha assento macio. Com essas dicas e força de vontade, você vai poder cuidar da sua saúde e melhorar o desempenho no trabalho. Comece hoje!

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    Fontes: Saúde Brasil – Ministério da Saúde | Central Unimed | Medicina e Segurança do Trabalho (MAPE)